quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A educação é o caminho

Os últimos acontecimentos me fizeram lembrar de uma situação... Há alguns anos atrás eu fui professora, um dia ao entrar na sala de aula deparei-me com a turma em polvorosa. Um dos meus melhores alunos me indagou então: “Professora eu estou revoltado! De que adianta estudar, se fulano de tal que largou a escola está agora empregado na prefeitura?” A indagação era bastante pertinente, o fulano de tal em questão até poucos dias era aluno desta turma e havia parado de estudar, pois sendo maior de 18 anos não era mais obrigado a frequentar a sala de aula. A situação era delicada, o que responder para esse aluno diante dos fatos? Então eu pensei no que aprendi, no que me minha família sempre me ensinou e respondi que a gente que é pobre, que não tem tantas oportunidades na vida, que não tem “padrinhos”, tem que estudar, o estudo é a única chance que temos de conseguir algo, e certamente através de nosso esforço e dedicação, o sabor da nossa conquista é muito melhor.

Ele me escutou, mas não sei se o convenci, a situação ainda gerou muitas discussões. Os anos se passaram, eu não sou mais professora, mas este meu ex-aluno hoje é professor, possui um bom emprego, tem um talento impressionante e uma vocação cativante, se não me engano está se encaminhando para terminar o segundo curso superior, me sinto honrada de um dia poder ter lhe ensinado algo e orgulhosa de ver o seu progresso, o respeito que possui perante a sociedade, pensando bem, acho que ele seguiu o meu conselho.

Há! Quanto ao fulano de tal, hoje infelizmente ele estampa as páginas policiais, mas a vida segue e sempre é possível aprender com os erros e começar um novo caminho.

Um comentário: